Carina Weidle
Semelhanças Subterrâneas
Em “Semelhanças Subterrâneas”, a artista gaúcha Carina Weidle utiliza materiais não usuais e desenvolve técnicas para provocar estranhamento e causar reflexão no observador. A obra feita de gesso, lâmpadas, cera e pelos de coelho leva, pausadamente, nossos olhos para superfícies estranhas que convivem num mesmo espaço.
Perceba que, para olhar a obra em sua totalidade, você precisa se posicionar, com cautela, bem próximo da abertura. Agora que você está presente nesse cenário, que lugar é esse que seu olhar acaba de encontrar?
Você consegue imaginar o que estaria para além desta cena, como seria este mundo do qual a artista nos apresenta apenas um detalhe?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.